Entenda as diferenças nas gerações X, Y, Z ou Boom

Smartins & PiresNovidadesComentar

Cada geração possui personalidade, comportamento e atitude de vida diferente com base nas mudanças e percepções de cada ser.

Baby Boomers

Pessoas nascidas após 1945, que hoje estão entre os 50 e 60 anos de idade. No Brasil, são os que lutaram contra a ditadura e pela democratização do país. No mundo, são os que lutaram pela liberdade individual e direito civil. Normalmente se vestem com estilo conservador discreto com simplicidade. Possuem gênero médio/forte, porém tolerantes. Cuidado! Pois são difíceis de quebrar paradigmas. Devido a evolução do mundo e contexto atual em que vivemos, isso incomoda um pouco na questão de coisas muito artificial como exemplo a comunicação via email e não mais pessoalmente ou via carta escrita manual como era antigamente. Também na questão das coisas acontecerem muito rápido, pois não acompanha na mesma velocidade.

Geração X

Os adolescentes dos anos 80. No Brasil, viveram o fim da ditadura. É a geração que brigou pelo Impeachment do presidente Collor. Lutam pela democracia através de protestos devido a facilidade de informações via internet. No mundo, acompanharam o fim da Guerra Fria e a derrubada do Muro de Berlim. Sonham por um país melhor. Vestem roupas desde que agradam e gostam de ficar na moda. O estilo de vida é mais agressivo e são inquietos quando querem algo, mas também acham que a geração Y não sabe nada e querem se envolver em tudo.

Geração Y

Estão entre os 20 e 30 anos atualmente. Vestem-se seguindo a moda e principalmente criando a sua própria moda ou interpretam personagens. A internet é um canal de influências. Lutam pela qualidade de vida e meio ambiente. São criativos, inteligentes e mudam muito rápido fazendo com que não existam paradigmas. Por serem intuitivos, possuem espírito empreendedor, pois querem obter sucesso rapidamente no mundo moderno e desprezam ou não preferem participar de política, por outro lado estão ligados ao movimento social. A preferência por tecnologia, redes sociais, celulares faz parte da vida e esta cada vez mais globalizada.

Geração Z

Televisão ligada enquanto se estuda para uma prova e fones nos ouvidos ao redigir um trabalho escolar são cenas bem comuns na atualidade entre os jovens nascidos em meados das décadas de 1980 e 1990.

Alguns especialistas os chamam de Geração Z, uma geração que nasceu sob o advento da internet e do boom tecnológico, sendo uma combinação pós-modernidade não são nada estranháveis, pois estão literalmente “conectados” ao mundo virtual em tempo real. Costumam viver em meio às informações aprendendo de tudo um pouco. Por outro lado a vida real é prejudicada por estarem conectados em seu próprio mundo, esquecendo um pouco do que esta em sua volta como valores, princípios e necessidades. Não toleram perder e logo mudam de humor, pois estão crescendo num mundo onde tudo é acessível. Um exemplo típico é celulares / tablet em mãos tão pequenas. Brinquedos simples não fazem diferença, pois gostam de interatividade. Segundo especialistas, essas características poderá ser um problema no futuro, devido a falta de profissionais no mercado.

Enfim, essa geração – chamada também de Geração Silenciosa, talvez pelo fato de estarem sempre de fones de ouvido (seja em ônibus, universidades, em casa…), escutarem pouco e falarem menos ainda – pode ser definida como aquela que tende ao egocentrismo, preocupando-se somente consigo mesmo na maioria das vezes.

Fonte

http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/2391-o-que-e-a-geracao-z-.htm#ixzz2qIdO4ps4

Sociólogo Mario Miranda Antonio Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *