Conceito de Marketing e Sua Evolução
O conceito de marketing define-se por atividades realizadas por organizações facilitadoras para atrair, despertar necessidades e desejos nos consumidores hoje envolvidos em uma nova forma de viver no mundo digital. (Phillip Kotler com a percepção de Raimar Richers). Indo mais além Kotler define que a essência do marketing está ligada com atividades humanas focando satisfazer necessidades e desejos, porém é necessário conhecer o público alvo, comportamento, transformações e hábitos em relação às estratégias abordadas.
Outro aspecto que Kotler define é que marketing é um processo de troca quando estabelece um ponto comum entre os interessados. Quanto mais aproximação do público alvo para saber exatamente a sua real necessidade, mais provável será o sucesso em poder oferecer soluções agregadoras e satisfatórias que atendam 100% a necessidade. Em alguns casos a troca acontece sem envolver valores como, por exemplo, doações sem fins lucrativos ou campanhas publicitárias no caso “digam não as drogas”. Outro aspecto seria por parte de coerção por força ou ameaça como, por exemplo, um assalto.
Segundo Martha Gabriel, autor do livro Marketing na Era Digital o marketing é definido com ação de troca para satisfazer necessidades e desejos. Partindo do pressuposto existem três aspectos, sendo que o primeiro diz respeito do autoprodução, ou seja, o ser humano produz sua própria necessidade. Outro aspecto é a coerção por meio de induzir ou pressionar e por fim a súplica que fornece contra sua vontade no que diz respeito e complementa o marketing emocional criativo.
Conceito de Necessidades e Desejos
Para definição de marketing necessidades e desejos são características essenciais e comuns a qualquer ser humano, a qual se refere ao conceito da pirâmide de Maslow que esta ligada as exigências básicas. Desejos estão ligados a necessidades por algum produto especifico que satisfaz dentro de um contexto ou momento por fatores geradores por meio de marketing. Os desejos são moldados de acordo à sociedade, cultura e hábitos, como por exemplo, o feijão preto é mais suscetível que o feijão “carioca” no Estado do Rio de Janeiro do que no Estado de São Paulo que é mais suscetível ao feijão com pigmentos avermelhados, conhecido como “carioca” conhecido nas cozinhas (paladar) paulistas são mais sucessivo a aceitação no que é mais sucessivo a aceitação ao feijão.
Marketing Digital ou Eletrônico
Segundo Phillip Kotler, a estratégia de marketing contém 4pontos fundamentais sendo produto, preço, praça e promoção. Nos dias atuais com o avanço da tecnologia digital transportamos as estratégias tradicionais para um novo conceito virtual onde os produtos estão à disposição na vitrine virtual da internet como musicas mp3, e-books, softwares, aplicativos para sistema operacional inteligente móvel e bandeiras promocionais patrocinados. Neste caso o marketing digital está ligado aos produtos de origem digital disponibilizados na internet, porém segundo Martha Gabriel a definição não é compatível por alguns motivos como no caso da estrutura nos bastidores sendo o que move toda a internet a energia elétrica ou baterias, sendo assim na mesma linha de raciocínio deveria existir o marketing eletrônico ou marketing elétrico.