Em Nairobi, Quênia, depois de um criterioso processo de recrutamento com entrevistas, testes e dinâmicas de grupo, uma grande empresa contratou um grupo de canibais para fazer parte de sua equipe.
“Agora vocês fazem parte de uma grande equipe” – disse o Diretor de RH, durante a cerimônia de boas vindas.
“Vocês vão desfrutar de todos os benefícios da empresa. Por exemplo, podem ir à lanchonete da empresa quando quiserem para comer alguma coisa. Só peço que não comam os outros empregados, por favor!”.
Quatro semanas depois, o chefe os chamou:
“Vocês estão trabalhando duro e eu estou muito satisfeito. Mas a mulher que serve o cafezinho desapareceu. Algum de vocês sabe o que pode ter acontecido?”
Todos os canibais negaram com a cabeça. Depois que o chefe foi embora, o líder canibal pergunta a eles: “Quem foi o idiota que comeu a mulher que servia o cafezinho?” Um deles, timidamente, ergue a mão.
O líder responde: “Mas tu és uma besta, mesmo! Nós estamos aqui, com essa tremenda oportunidade nas mãos. Já comemos 3 diretores, 2 superintendentes, 5 assessores, 2 coordenadores, 1 supervisor e uns 3 gerentes, durante essas quatro semanas sem ninguém perceber nada. E poderíamos continuar ainda por um bom tempo. Mas não… você tinha que estragar tudo e comer uma pessoa que faz falta?!”
REFLEXÃO
E você, faz falta? Seria notada a sua ausência? “Muitas vezes, perde-se a noção da sua real posição e fica se achando “muito bom”, insubstituível”, mas é preciso reconhecer que essa não é a lógica. Pessoas assim tornam-se arrogantes, inflexíveis e acabam sendo substituídas. Ficam absolutamente surpresas ao verem que a empresa não fechou, nem teve prejuízo com a sua ausência.
Seja notado pelo espírito participativo, espirituoso, alegre, organizado, comprometido e responsável. E, acima de tudo, saia da zona de conforto e comodismo. Desafie-se. Aliás, desafie-se todos os dias em tudo o que faz. Busque ampliar seu conhecimento, seus relacionamentos, seja empreendedor e valorize todas as pessoas com quem convive. Não seja insubstituível, mas que pelo menos as pessoas sintam a sua falta.
“Os verdadeiros vencedores na vida são pessoas que olham para
cada situação com a esperança de poder resolvê-la ou melhorá-la.”
(Barbara Pletcher)
“A História tem demonstrado que os mais notáveis vencedores
normalmente encontraram obstáculos dolorosos antes de triunfarem.
Eles venceram porque se recusaram a se tornarem desencorajados
por suas derrotas.” (B. C. Forbes)
“Os primeiros impulsos do vencedor são ferozes.” (Sêneca)
“O homem paciente e corajoso torna-se vencedor.” (Publílio Siro)