Técnicas de abordagem para reuniões eficientes.
Os resultados numa determinada reunião são mais expressivos quando o dialogo é informal. Desta forma evita-se iniciativas que travem o trabalho. Sendo assim, trabalhe a simplicidade.
Por exemplo: Num ambiente hierárquico formal, uma pessoa do alto escalão pode acabar matando uma boa idéia. No caso da informalidade encoraja as pessoas a testar seu modo de pensar, a experimentar e a checar a validade de suas idéias. Possibilita que elas corram riscos trazendo a verdade à tona. Idéias inovadoras que podem parecer absurdas no primeiro momento, geram importantes descobertas quando mais aprofundadas. No ambiente formal propicia as pessoas evitarem o confronto direto e desgastes emocionais. Nesse tipo de reunião pouco se expõe da realidade e do contexto da organização e as questões não avançam como deveria.
Em muitos casos, pessoas não irão falar da próxima vez. Se ao contrário, você diz. – “OK!, vamos falar sobre isso. Vamos ouvir a todos e, então, fazer nossa escolhas”, você acabou de estimular e enriquecer a reunião estimulando as pessoas rompendo a barreira do pensamento construtivo para obter respostas muito mais eficiente.
O diálogo informal altera a psicologia do grupo ampliando a capacidade de liberdade de expressão corporativa.
O objetivo é gerar vários pontos de vista, ver os prós e contras de cada integrante para construir novas perspectivas com base no tripé (analisar, propor e concluir). Essa é a dinâmica que estimula novas idéias, novas percepções, em vez de perda de energia ao defender a velha ordem (inclui paradigmas).
Dica: Analise o comportamento, personalidade e o relacionamento do grupo.
O que esta esperando. Faça já a sua reunião estratégica e utilize as boas práticas.
Ótimo dia e sucesso sempre!