A Evolução no Atendimento – Controle sem fio

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IDÉIAS CRIATIVAS E INOVADORAS A BASE DE SUCESSO…

CASE – TECNOLOGIA VIA “RFID” – A EVOLUÇÃO NO ATENDIMENTO DE NECESSIDADES ATRAVÉS DE CONTROLE E TRANSMISSÃO DE SINAL “SEM FIO”.

“O FUTURO AO NOSSO ALCANCE”

“OFERECER BENEFICIOS AGREGANDO VALORES INESTIMAVEIS”.

“Em outras palavras, imagine o contexto dentro de um hipermercado… Todos os produtos que estão dentro do carrinho possuem uma etiqueta com um micro chip de identificação. O RFID detectar essas etiquetas reconhecendo o produto, validade, preço e inicia o registro de retirada pelo cliente. Faz o calculo de somatório para emissão da nota fiscal para o cliente conseguir efetuar o pagamento direto no terminal de acesso a sua conta bancaria”.

Projetando para 2017, o consumidor está voltando do trabalho e durante o trajeto se aproxima do supermercado que costuma freqüentar. Imediatamente o seu smartphone reconhece o local e sinaliza que já faz duas semanas que ele fez compras e alguns produtos podem estar faltando na despensa. O aplicativo então monta uma lista dos prováveis produtos em falta para que ele decida se vale à pena fazer novas compras. Ele então decide entrar e logo na porta já recebe no smartphone uma mensagem de boas-vindas do supermercado, que já identificou a sua presença. Enquanto passa pelas gôndolas e coloca as compras no carrinho, os itens da lista são riscados automaticamente. Mas em um dos corredores, ele não consegue encontrar o produto e do próprio smartphone aciona um atendente, que depois de alguns segundos está lá para ajudá-lo a encontrar o que precisa. Um dos itens, no entanto, está em falta na loja. Não tem problema, ele faz a compra online pelo smartphone e pede para receber o produto em sua casa mais tarde. Com os outros produtos no carrinho, vai para a fila do caixa e um funcionário do supermercado utiliza um computador móvel para registrar cada produto com atecnologia RFID (identificação por rádio freqüência). Uma impressora móvel emite na hora um voucher com o valor total da compra e o cliente só precisa passar no caixa para fazer o pagamento, sem precisar tirar os produtos do carrinho.

Segundo a Motorola Solutions, essa deve ser a experiência de compra num supermercado no Brasil daqui a cinco anos. No evento “O Varejo do Futuro”, realizado neste dia (17/09), a companhia apresentou uma série de soluções para auxiliar os varejistas a fidelizar os consumidores, agilizar as compras e melhorar a experiência do consumidor no ponto de venda e nas lojas online. “O Brasil ainda está engatinhando em automação”, afirmou Paulo Cunha, presidente da Motorola Solutions no Brasil. 

Segundo a empresa, até 2017, mais de 50% das lojas brasileiras oferecerão a experiência acima, considerando que 96% das companhias concordam que usar tecnologias móveis ajuda a atender melhor os clientes, segundo o estudo “O futuro do varejo”, realizado pela empresa BMS (Business Marketing Solution), a pedido da Motorola. O levantamento, realizado entre julho e agosto deste ano, reuniu 150 empresas varejistas do Brasil, dos segmentos de drogarias, eletroeletrônicos, supermercados, materiais de construção, lojas de departamentos e vestuário, que possuem no mínimo seis lojas.

A atual falta de conexão com o cliente não é algo exclusivamente brasileiro. O estudo norte-americano “Visão do Comércio Varejista”, realizado pela Motorola em maio deste ano, indica que 89% das empresas não conseguem se conectar com os consumidores enquanto eles estão nas lojas, ao mesmo tempo 67% dos clientes deixam as lojas por não encontrarem o que precisavam. O estudo ainda aponta que 42% das vendas virão do comércio online, móvel e social e 41% das empresas esperam poder oferecer informações personalizadas sobre produtos, com base no comportamento anterior, no smartphone do cliente.

Substituir o código de barras
Para tornar esse futuro possível, além dos aplicativos de smartphone que incluem geolocalização, a Motorola aposta na tecnologia RFID, que no Brasil é adotada atualmente por apenas 3% das companhias, segundo pesquisa da Motorola. Diferentemente do código de barras, as tags de RFID não precisam que um leitor seja apontado para um ponto específico da embalagem para confirmar a leitura de dados. Basta passar por um ‘portal’ e uma antena receptora faz a identificação. Essa característica facilita à logística e o gerenciamento de estoques.

Não para por ai… Esse mesmo sinal também é emitido para a logística de re-suprimento para toda cadeia. Isso significa dizer… Conceito de SCM – Supply chain management  (gestão da cadeia de suprimentos – desde matéria prima a componentes e itens de fabricação), veja como funciona… Ao passar o produto pelo registrador ou computador, emite um sinal no sistema integrado e compartilhado de codificação endereçada identificando produto e fornecedor. O fornecedor recebe um relatório periodicamente a qual ele acompanha e gerencia o momento exato de reabastecimento dentro da quantidade certa, no momento certo com o produto certo, na unidade certa. Estamos falando de diferencial altamente competitivo em relação à redução de custo e tempo.

FICA PERGUNTA: Essa tecnologia poderá ajudar em processos de automação industrial tipo aplicações de controle e transmissão de nível e vazão de líquidos e gases? Pense nisso!

FONTE: http://epocanegocios.globo.com/Inspiracao/Empresa/noticia/2012/09/como-os-consumidores-farao-compras-no-futuro.html

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