Segundo Kotler os processos estão acontecendo muito rápido com a internet e as empresas que realmente atuam estão tomando mais decisões em relação à inovação. No cenário atual existem em três conceitos básicos de Marketing:
- Marketing 1.0 – As empresas estão apenas direcionando o produto para a mente dos consumidores;
- Marketing 2.0 – Busca envolver o coração do cliente com base em humanismo e sentimentos;
- Marketing 3.0 – Esta voltado para pratica da responsabilidade social e meio ambiente, sendo pensamentos ecológicos visando o mundo sustentável.
Em outras palavras a empresa não esta pensando somente em vender o seu produto, mas visando os impactos sofridos perante aos processos e recursos utilizados para produzir. No discurso isso tem haver com a imagem e reputação valorizando a marca, além do posicionamento e atuação do produto no mercado e sua reputação aos olhos dos consumidores.
Englobando esses três conceitos a empresa determina os meios para conhecer melhor o consumidor e atender a necessidade gerando confiabilidade e credibilidade com base na experiência do produto no ponto de vendas sendo em outras palavras a imagem e posicionamento da marca e o diferencial da qualidade ampliada. No ponto de vendas o vendedor deve se comportar como amigável, conhecedor do produto e falar com cautela para não gerar dúvidas, pois o vendedor é o representante da empresa. Na mesma linha de raciocínio temos as redes sociais onde o consumidor pesquisa o produto desejado e obtém informações importantes nos canais de comunicação como por exemplo Facebook e Twitter para saber as experiências e o que estão falando de um determinado produto. É importante que todas as empresas utilizem e monitorem a internet ao seu favor, pois no contexto atual quem domina a marca são os próprios consumidores, pois são eles que estão falando do produto, marca e empresa. Neste caso as empresas que utilizam o método 3.0 alinhado a inovação estão obtendo sucesso em relação à concorrência.
E você! esta aplicando os três conceitos acima. Pare para pensar como esta sendo o seu discurso quando enviar um email. É fundamental entender quem é o seu cliente para oferecer o produto certo, no momento e na quatidade certa alinhando sua negogiação, sendo transparente com emails formais e informais. Mas lembre-se!… O discurso deve ser com base nos conceitos.