Para um melhor entendimento, vamos elencar ponto a ponto.
MODELO CONCEITUAL
O QUE É PLANEJAMENTO?
- Processo que envolve tomada de decisões e avaliação prévia de cada decisão, de um conjunto de decisões inter-relacionadas. Lembrando que é fundamental o alinhamento com a equipe;
- Processo que estabelece objetivos a serem atingidos no futuro (Os caminhos traçados);
- Visa a eficácia das organizações. Direcionamento dos objetivos (fazer o que precisa ser feito). Em outras palavras diminuir as chances de errar (Plano B).
O QUE É ESTRATÉGIA?
- Direção geral que orienta um objetivo (envolve as 3 equipes: estratégico / tático e operacional);
- Meios ou caminhos escolhidos (necessários) para se alcançar posições futuras favoráveis (metas);
- Planejar e decidir eficazmente (roteiro contextual com visão sistêmica realista);
- Direcionamento da organização, adaptando-a ao seu ambiente interno e externo;
- Baseado em históricos e pesquisas é o que a empresa decide fazer, para atingir os objetivos respeitando os Princípios, visando cumprir a missão do negócio (pessoas e processos);
- Leva à consecução dos objetivos, realização da visão e otimização dos resultados;
- Orientam a organização a obter aquilo que é mais importante para seu sucesso;
- Orientam os atos das pessoas.
O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?
– Entende-se quando são validados os seguintes aspectos: processos e pessoas dentro de um perfil que a organização considera ideal para execução. Outro aspecto fica por conta de como será digerido o planejamento e quais suas etapas validando ponto a ponto. Isso significa o seguinte: mensurar os resultados para verificação das novas estratégias, ou seja, quais plano devo aplicar? (plano B), o que vai de encontro com o alinhamento e motivação das equipes para realização e entrega dos projetos. É o processo através do qual a empresa se mobiliza para atingir o sucesso e construir o seu futuro por meio de um comportamento pró-ativo, C.H.A considerando seu ambiente atual e futuro;
– Processo: permanente, vivo, dinâmico, capaz de incorporar as mudanças do ambiente tanto interno como externo por tempo indeterminado.
– Mobilização: Este processo aglutina forças e mobiliza a empresa como um todo, em direção ao sucesso.
– Construção de futuro: Planejar não é prever ou adivinhar o futuro, mas sim desenhá-lo com base no cenário e o contexto. Partindo do pressuposto a organização é obrigada a gerar mudanças para acompanhar a evolução mantendo sua competitividade, posicionamento do produto e valorização da marca.
– Conjunto de atividades necessárias para determinar as metas (visão) e os métodos (estratégias).
– É a arte de gerenciar através do modelo metal de liderança visionaria através de uma equipe (governança corporativa) visando manter ou melhorar posições relativas a potenciais favoráveis a futuras ações táticas visando garantir a sobrevivência da empresa.
– É o processo de decidir a partir dos objetivos, das suas alterações e dos recursos utilizados para alcançá-los; as diretrizes que irão nortear a aquisição, o uso e distribuição desses mesmos recursos;
– Uma técnica administrativa que através da análise do ambiente de uma organização, cria a consciência das suas oportunidades e ameaças e dos seus pontos fortes e fracos (analise SWOT) para o cumprimento da sua missão; através desta consciência estabelece o propósito de direção que a organização deverá seguir para aproveitar as oportunidades e riscos;
MODELO METAL
- Prática da reflexão contínua;
- Pensar estrategicamente;
- Organizar, planejar, prever, especular, correr risco;
- Não é apenas prever o futuro, mas criar o futuro;
- Competências e liderança.
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
- Pensar de forma diferente do tradicional;
- Garantia de melhores resultados;
- Garantia de manutenção do foco;
- Segurança de esforço coletivo na mesma direção;
- Transformação do presente;
- Criação do futuro.
- Criar vantagens competitivas;
- Estar à frente das mudanças (não correr atrás. Criar novas regras).