Programação Neurolinguística em vendas

Smartins & PiresNovidadesComentar

O que é programação neurolinguística?

A programação neurolinguística (ou simplesmente PNL) surgiu nos anos 60/70 nos EUA e reconhecida como metodolofia ainda não comprovada cientificamente, mas existe estudos avançados que provam so fatos. neuro esta linkado com as mudanças e principios relacionados a mente e o termo linguistica descreve as partes verbais e não verbais a qual esta linkado a um conjunto de ações intencionadas, positivas e programadas. PNL é uma eficiente no aspecto de desenvolvimento humano. Mente e corpo forma um sistema de direção e vai de encontro com a realidade dentro de um contexto e um senso comum. Partindo do principio o conceito esta baseado em 3 fatores: Mente, corpo e linguagem a qual se interagem para criar percepções individuais de cada ser, possibilitando alterações comportamentais em constantes mudanças, porém é preciso filtrar e equalizar as metas tangíveis e intangíveis. Com base no subconsciente, consegue trazer à tona o talento adormecido, ou seja, é possível re-criar um modelo mental quebrando os paradigmas e ampliando o campo perceptivo para atingir um objetivo comum, sendo as mudanças de comportamento e atitudes que vão de encontro com a personalidade. Pegando como exemplo uma pessoa obesa que deseja mudar os hábitos alimentícios. Inicia uma pesquisa teórica e prática com base no intuitivo, na dedução e indução dos fatos fundamentada nos hábitos e costumes de quem se alimenta corretamente. Esses hábitos são incorporados até se tornar atos freqüentes que ao passar do tempo constroem um novo modelo de vida. Além de experimentar um modelo mental, é possível aperfeiçoar as habilidades de comunicação e transmissão das mensagens de maneira objetiva, maximizando a capacidade de persuasão com base no entendimento do receptor. Esse tratamento ajuda a melhorar a motivação.

A técnica é simples de se aplicar, mas é preciso comprometimento no mínimo a médio longo prazo, planejamento das novas rotinas, motivação e acreditar que são possíveis as mudanças dentro de um ambiente totalmente recriado. Para isso é preciso acompanhamento e monitoramento dos resultados como, por exemplo, para se transformar um ambiente comercial extremamente analítico para ambiente comercial totalmente flexível para os negócios é preciso remodelar o ambiente e injetar por osmose treinamentos, vídeo, fotos, cases, fatos e além disso testar e experimentar para validar as técnicas aplicadas.

Contextualizando um ambiente comercial, é possível se trabalhar os 7 elementos:

  1. Programação neuro-linguistica: Estratégia par mudanças;
  2. Teste e analise de personalidade e estilo comportamental: Avalia o quadrante (decisão / amigável / intuitivo / analítico);
  3. Teste e analise de meios de comunicação: predominação em auditivo / visual / sinestésico;
  4. Teste de Maslow (necessidades e valores)
  5. O C.H.A = conhecimento / habilidades / atitude (estimular a criatividade).
  6. Conceito de administração + o Tripé (analisar, propor e concluir).
  7. Códigos Culturais: Subconsciente e orientações em traço de vivencia gravados na memória.

Referências

1. Grant J. Devilly (2005) Vol.39 p.437

2. O’CONNOR, Joseph. Manual de Programação Neurolinguística:

Bibliografia

  • O’CONNOR, Joseph. Manual de programaçao neurolinguistica:PNL: um guia prático
  • Coaching com PNL (Em Portugues) (2004)
  • Qualidade começa em mim (Em Portugues) (2002)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *